Troca do Fluido da Transmissão Automática Procedimento Técnico e Boas Práticas
Passo 1 - Diagnóstico inicial
Conectar o scanner de diagnóstico ao veículo, via porta OBD-II, para verificar se há possíveis códigos de falhas na transmissão.
Obs: Caso positivo, procure um local especializado para correção da falha.
Conectar a máquina através dos engates recomendados.
Verificar o nível conforme instruções recomendadas pelo fabricante no manual do proprietário, observando itens como temperatura adequada, se o veículo deve estar em funcionamento ou desligado, uso ou não da vareta medidora de nível, entre outros detalhes específicos.
Verificar se o veículo possui o filtro interno na transmissão que seja substituível
Passo 2 - Preparação do veículo e drenagem do óleo usado para serviço de flushing no caso de veículos que possuem filtro interno substituível
Drenar o fluido usado num recipiente a parte
Obs: há casos que é necessário a remoção do snorkel.
Remover completamente o cárter para acesso ao filtro
Limpar o cárter e os ímãs internos, que retêm partículas metálicas
Substituir o filtro por um novo
Instalar o cárter com uma junta nova e apertar os parafusos conforme o torque especificado pelo fabricante
Passo 3 - Flushing (limpeza) do sistema
Adicionar o Bardahl ATF Additive, na proporção recomendada, para realizar o flushing do sistema. Se o fluido ATF usado foi drenado, adicionar na máquina antes do Bardahl ATF Additive
Ligar o motor e aguardar atingir a temperatura ideal para a realização do processo de limpeza ou no mínimo 15 minutos
Abrir o bujão de dreno do cárter da transmissão, para deixar no nível e escoar o excesso de fluido do sistema
Passo 4 - Transferência do fluido
Adicionar o novo fluido de transmissão na máquina de troca
A máquina realizará a transferência dos fluidos, introduzindo o fluido limpo por todo o sistema e retirando o fluido sujo
Drenar pela máquina ou manualmente o volume que será introduzido o aditivo
Adicionar o Bardahl ATF Additive na máquina, para que seja introduzido na transmissão
Ainda com o motor em funcionamento, fazer a abertura do bujão para checar se o nível de fluido está correto
Fechar o bujão do cárter
Passo 5 - Ajustes finais e verificação
Realizar a verificação final com o scanner para confirmar se não há códigos de falhas
Rodar com o veículo para avaliação de novos códigos de falhas
Elaborar relatório final para entrega ao cliente
Feito esse procedimento, o veículo estará liberado para uso, com a transmissão contendo fluido novo e aditivo. Um serviço que ajuda a aumentar a vida útil do câmbio e melhora o desempenho do veículo.
Tudo anda bem com Bardahl.