Forma correta de se efetuar uma emenda de cabo submerso e suas isolações.Neste vídeo, iremos abordar a forma correta de se executar uma emenda e sua isolação.
Vale ressaltar que todo trabalho deve ser efetuado por profissional devidamente habilitado e qualificado, seguindo todas as normas regulamentadoras.
Para o motor estar pronto para ser utilizado é necessário, antes de qualquer coisa, verificar os níveis de água ou óleo e por fim, ainda conferir a sua isolação. Caso tenha dúvidas de como fazer tudo isso, temos um vídeo de dimensionamento com todos esses detalhes disponível no card aqui em cima e um link na descrição deste vídeo.
A próxima etapa é a confecção da ligação dos cabos do motor aos cabos de alimentação.
Inicialmente, iremos abordar as emendas entre cabos tripolares de até 25 mm2, onde é possível que esta emenda seja efetuada com o uso de ferro de solda machadinha de 320 W.
Nesse caso, o cabo de alimentação, que geralmente é o de maior bitola, deverá ser cortado e descascado com intervalos que não permitam que as emendas estejam alinhadas, diminuindo assim sua dimensão após a conclusão da isolação.
Para a conexão, abra os condutores do cabo de alimentação e introduza o cabo do motor, que também já deverá estar cortado e descascado no mesmo distanciamento, porém na sequência invertida dos cabos de alimentação, faça uma amarração com fios de cobre, tomando cuidado para não deixar as pontas de fio que poderão danificar as isolações, e para isso, utilize um alicate de bico para a remoção das arestas.
Caso as colorações dos cabos de alimentação e do motor não forem as mesmas, é necessário identificar as cores unidas para a correta ligação ao painel, principalmente para motores monofásicos.
Para que se obtenha uma penetração adequada do estanho, é necessário o uso de pasta para solda, que deverá ser espalhada na parte superior dos condutores e estanhar corretamente cada emenda.
Após o processo de solda, avaliar se não ficou nenhuma ponta que possa danificar o material de isolação e, caso necessário, utilizar o alicate para a remoção das arestas.
Os cabos deverão ser limpos com álcool 96° para retirada da pasta, permitindo a aderência dos materiais isolantes, onde não só os cabos, mas também as mãos deverão estar limpas.
Para motores dupla tensão (220/380 V), a ligação em 220 V será unindo os cabos de mesma cor, e para ligação em 380 V, terá que curto-circuitar um dos cabos e utilizar o outro para alimentação. Neste caso, é necessário cuidado adicional tanto no fechamento dos condutores, quanto na isolação do cabo curto-circuitado.
Pronto a emenda e isolação estão concluídas.