Dia 22 de Novembro
Filemom:1.8 ao 20
Transformação no caos
A carta de Paulo a Filemom nos conta a história de Onésimo, um escravo fugitivo, que muito possivelmente teria roubado seu senhor. Nessa época do império Romano, em que é possível afirmar que havia mais escravos do que homens livres, temos nessa carta um princípio de humanização e transformação, trazendo a dignificação do escravo como um ser humano, e não apenas uma propriedade.
Onésimo, para aquela sociedade, estava em uma das piores posições possíveis. Já não bastasse ser ali um escravo - agora ele estava preso possivelmente por sua fuga e pelos prejuízos causados. No entanto, naquela prisão, Onésimo aceita a boa-nova de Cristo e muda completamente a sua vida. Justamente Paulo, que conhecia Filemom, senhor de Onésimo, que o evangeliza.
A história, que terminaria em morte eterna, agora terminará em vida eterna. Aquele que seria recebido com castigos pode voltar de cabeça erguida com a conta paga e um uma posição totalmente singular para a sua época. Não importa em que situação está a sua vida. Entregue-se ao Senhor e veja que para ele sempre é possível mudar a sua história aqui e por toda a eternidade.
Eu, Paulo, escrevo de próprio punho: Eu pagarei - para não mencionar que você me deve a própria vida. Sim, irmão, que eu receba de você no Senhor este benefício. Reanime o meu coração em Cristo (versículos.19 e 20).
Entregue-se ao Senhor e veja que para ele sempre é possível mudar a sua história aqui e por toda a eternidade.