Dia 12 de Novembro
Êxodo: Capítulo 13. versículo 17 ao 14 capítulo 18
Siga a nuvem
Na trajetória do povo de Israel no deserto, ao saírem do Egito, o cuidado divino se manifestou por meio da nuvem e da coluna de fogo. Deus assim fez para que eles pudessem caminhar de dia e de noite.
O Egito representa um lugar de escravidão, sofrimento. Em Números 33, temos o testemunho de que eles partiram daquela nação de maneira corajosa aos olhos de todos os egípicios.
Apesar de ter visto fenômenos incríveis na trajetória, o povo desanimou, e Moisés caiu no desespero deles. Embora Deus já tivesse dito o que eles deveriam fazer, no texto de Atos 7.39, lemos que eles voltaram para o lugar de aflição.
Além do castigo da incredulidade, os 40anos que o povo passou no deserto foram necessários para que uma geração morresse e a seguinte pudesse entender que, para o Senhor, o que importa é onde está e a quem pertence nosso coração.
É importante percebermos os movimentos de Deus em nossa vida, para onde ele está nos guiando. Se em nosso coração olhamos para trás, para tudo aquilo que já passou, que não é nosso lugar mais, vamos parar - mesmo que estejamos fisicamente em movimento. É preciso confiar no Senhor, por meio da Palavra.
O Senhor ia adiante deles, durante o dia, numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho; durante a noite, numa coluna de fogo, para os iluminar, para que caminhassem de dia e de noite (versículo.21).
Para o Senhor, o que importa é onde está e a quem pertence nosso coração.