Visualizar Pedido: 3141741

O Município de Mato Rico está localizado na região central do Estado do Paraná, tendo sido criado por meio da Lei Estadual nº 9.563, de 31 de janeiro de 1993. Sua denominação está associada às extensas áreas de pinheiros naturais existentes à época de sua formação, bem como à abundância de abelhas e animais silvestres que caracterizavam a região.

O município destaca-se pela sua expressiva biodiversidade, contando com mais de 1.551,47 hectares de áreas de mata preservada em um território total de 39.453 hectares, contemplando duas importantes formações vegetais: a Floresta Estacional Semidecidual e a Floresta Ombrófila Mista. Essas áreas desempenham papel fundamental na conservação de 414 espécies da flora e 322 espécies da fauna nativa, refletindo o compromisso do município com a proteção ambiental. Dentre esse conjunto, 18 espécies da flora e 18 espécies da fauna são consideradas ameaçadas de extinção, estando protegidas por meio de Unidades de Conservação de Uso Sustentável e de Proteção Integral.

Essas formações conferem ao município significativa relevância ambiental, por abrigarem elevada biodiversidade e áreas estratégicas para a conservação, como as Estações Ecológicas e Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs). Além disso, contribuem diretamente para a prestação de importantes serviços ecossistêmicos, tais como a proteção dos recursos hídricos, a manutenção da fauna e flora nativas e o fortalecimento de indicadores ambientais, a exemplo do ICMS Ecológico.

Durante os anos de 2024 e 2025, o Município de Mato Rico alcançou o primeiro lugar no Estado do Paraná na arrecadação do ICMS Ecológico por Biodiversidade. No ano de 2025, o montante arrecadado ao longo dos 12 meses totalizou R$ 15.082.679,43, recursos que foram investidos em áreas prioritárias como saúde, educação, infraestrutura e meio ambiente.

A preocupação do Município de Mato Rico com a educação ambiental reflete-se no reconhecimento de sua importância para a formação das crianças, especialmente no fortalecimento do sentimento de pertencimento e de responsabilidade em relação ao meio ambiente e às Unidades de Conservação. Nesse contexto, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a equipe de pesquisa da Ornatus Soluções Ambientais, com apoio da Secretaria Municipal de Educação desenvolveu cartilhas de educação ambiental como instrumento pedagógico, com conteúdo exclusivo sobre a biodiversidade local e as Unidades de Conservação do município. Essa iniciativa torna Mato Rico o primeiro município a contar com material educativo próprio alinhado as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular e dedicado às suas Unidades de Conservação, reafirmando o compromisso da administração municipal com a preservação ambiental, a educação ambiental e a valorização do patrimônio natural como legado para as futuras gerações.





20/01/2026 21:41:56: Pedido realizado - Aguardando pagamento (Locutor: TITO)