Nascida em Salinas (Oeiras, Piauí) Filha de Pedro Batista e Joana Francisca, Nucia como é conhecida, foi uma jovem dedicada e responsável com os afazeres domésticos. Ainda muito jovem foi trabalhar em Teresina e aos poucos, foi se transformando, aprendendo e evoluindo.
Foi em Regeneração Piauí que conheceu o seu futuro esposo, o jovem e trabalhador Florencio Cassiano (O carobinha) com quem teve seis filhos: José Cassiano. Francisco Cassiano. Washigton Cassiano. Nilton Cassiano. Joana D'Arc e Márcia Melo.
Nucia sempre dedicada ao lar e aos filhos, não abriu mão de priorizar a educação destes. Seu primeiro filho foi morar na casa de parentes em Teresina para concluir os estudos. O que mais a deixava triste era saber que os filhos estavam separados uns dos outros.
Sozinha, mas com o apoio do marido, arrendou o sítio do seu pai e cultivou arroz, do plantio a colheita. Com o dinheiro da venda dos grãos, o Carobinha comprou uma humilde e aconchegante casa no bairro Monte Castelo em Teresina, seus filhos, então, tinham uma casa para morar e estudar.
Sempre que podia, vinha ver seus passarinhos (Como chamava os filhos)
Nucia, um exemplo de mulher, esposa, Mãe! Uma raíz forte, sempre disposta a dar sustentação. Sua sabedoria é um tesouro inestimável.
Nossa queria mãe, você é nossa heroína, nossa inspiração. Um exemplo de força, garra e amor incondicional que transformou desafios em oportunidades e nunca desistiu, nos ensinando o verdadeiro valor da vida, do trabalho e da superação e, por isso, somos eternamente gratos por sermos seus filhos e por ter seu coração imenso em nossas vidas. Você é a melhor mãe de todos os tempos.
Viva a vida Nucia!
Observações 1: 29/12/2025 às 11:42h