Visualizar Pedido: 3170274

Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul apresenta: Festa do Pão - 150 Anni di Pane e Formaggio

O CORAÇÃO DO CAMINHO DOS MOINHOS 

No coração do Caminho dos Moinhos, o tempo não passa apenas nos relógios. Passa pelas mãos que fazem o pão, que preservam histórias, que repartem o conhecimento. No Museu do Pão e no Moinho Colonhêse, a arte branca molda

encontros, memória e pertencimento.

DIA MUNDIAL DO PÃO E DA ALIMENTAÇÃO

É dessa história viva que nasce a Festa do Pão - 150 Anni di Pane e Formaggio.

Uma festa que, durante todo o mês de outubro, tradicionalmente celebra o Dia Mundial do Pão e da Alimentação e que neste ano enaltece, também, o saber-fazer do queijo colonial e integra as comemorações pelos 150 Anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul.

Uma festa comunitária, onde a cultura circula nas oficinas gastronômicas que ensinam enquanto divertem, revisitam práticas culinárias tradicionais, aprimoram novos sabores e identidades locais e integram à receitas contemporâneas saberes ancestrais como do nosso ouro verde, a erva-mate, patrimônio cultural imaterial do Estado. E que reúne a comunidade em uma série de encontros, como a partilha do pão, símbolo universal de união e dignidade alimentar, nas escolas da região, jantares festivos, palestras, visitas guiadas pelo patrimônio histórico e construído, cantorias e atividades artísticas.

SEMINÁRIO DE PATRIMONIALIZAÇÃO CULTURAL IMATERIAL DO QUEIJO COLONIAL

Uma festa que se expande com o Seminário de Patrimonialização Cultural Imaterial do Queijo Colonial, que aconteceu na Linha Viena, em Anta Gorda. Uma iniciativa que busca salvaguardar o saber-fazer típico da colonização italiana na região e reuniu instituições e parceiros de peso, como Iphae (ifae), Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, Emater, arquitetos, pesquisadores, historiadores e prefeitos da região do Alto Taquari. O evento contou ainda com degustação de queijos locais proporcionada por nossas mestras queijeiras, detentoras deste saber-fazer, oficina demonstrativa de queijo colonial, exposição de fotografia sobre o queijo, grupos de canto e a entrega oficial de duas etapas de restauro da centenária Casa Marteli, futuro Memorial do Leite, financiada pela LIC-RS e pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Ruanê.

ENCONTRO DO PAO E DO VINHO

Uma festa que coloriu a rua em frente ao Museu do Pão e que integrou junto ao Moinho Colonhêse, a diversidade cultural dos municípios do Alto Taquari e da Serra Gaúcha, parte do roteiro Caminhos do Pão e do Vinho.

Alegres bancarellas receberam a fartura dos filós, a descontração das cantorias, o talento dos escritores, artistas e artesãos, a interatividade da oficina de cerâmica e a profundidade da degustação guiada de erva-mate do IG (Igê) alto taquari, além de performances artísticas e religiosas, onde e as comunidades se reconhecem, reafirmando a fé no trabalho e o pão como símbolo de cultura alimentar e cuidado coletivo.

ENCERRAMENTO 

Festa do Pão - 150 Anni de Pane e Formaggio. Que toda essa experiência nos inspire a seguir conectados, fortalecendo nossas ações conjuntas, em uma construção coletiva que transforma memória em política cultural viva.

Observações 1: 15/02/2026 às 09:56h

Opa Gabriel, sou eu de novo! Gostaria que regravasse novamente esse texto, fiz umas alterações para melhor pronúncia e também lhe enviei a propria guia narrada por vc. Também gostaria que vc depois de ler os titulos, desse uma pausa pra começar o novo paragrafo com mais energia. Obrigado!
Opa Gabriel, sou eu de novo! Gostaria que regravasse novamente esse texto, fiz umas alterações para melhor pronúncia e também lhe enviei a propria guia narrada por vc. Também gostaria que vc depois de ler os titulos, desse uma pausa pra começar o novo paragrafo com mais energia. Obrigado!


Download Guia


15/02/2026 10:13:35: Pedido editado - Enviado ao locutor GABRIEL ZAMBONI - Status indisponível
15/02/2026 09:56:41: Pedido realizado - Enviado ao locutor GABRIEL ZAMBONI - Status indisponível