Olá! Seja bem-vindo a mais um vídeo Brain Law! Neste vídeo, vamos te mostrar como acessar e navegar o CONTENCIOSO.
Para começar, você precisa acessar o Contencioso no menu que fica ao lado esquerdo da sua tela. Ao clicar, abrirá as opções disponíveis, que são elas: Painel contencioso, Coordenação jurídica e painel escritório.
Neste vídeo, vamos abordar o Painel Contencioso. Para os demais, temos outros vídeos específicos.
O Painel Contencioso é a área de trabalho do departamento jurídico, onde é possível acompanhar as pendências do setor, cadastrar processos de forma manual ou automatizada, entre outras funcionalidades.
Ao acessar o painel, você encontrará três filtros principais:
1. Cliente
2. Justiça do processo
3. Advogado
Ao clicar em "Pesquisar", o painel exibirá todas as funções disponíveis para o departamento jurídico.
Na primeira seção, denominada Distribuições, você encontrará as capturas de processos, caso tenha habilitado o Brain Law para capturar automaticamente as informações. Assim, sempre que um novo processo que não for segredo de justiça for distribuído, ele aparecerá aqui, com todos os dados de capa do processo.
O box de Publicações Pendentes exibe as publicações que foram identificadas, mas ainda não foram inseridas automaticamente no ID. Elas ficam disponíveis nesse espaço para que você possa indicar qual é o ID de cada publicação. Como funciona: quando a publicação é recebida, o sistema verifica o número do processo ou o nome das partes. Se encontrar um processo com o mesmo número, ele agenda automaticamente a publicação para esse processo. Caso contrário, se a publicação se referir a um número de processo que não exista na base, ela aparecerá nesta seção. Aqui, você poderá realizar uma pesquisa, associar a publicação a um ID existente ou cadastrar um novo processo conforme necessário.
No box de Pré-Cadastro, serão listados os processos que foram cadastrados manualmente.
O Acordo Proposto é uma seção onde os escritórios podem sugerir propostas de acordo. Para acessá-la, basta clicar na caixa correspondente, e você verá a lista de propostas. Haverá duas opções: aprovar ou reprovar, além de um campo para adicionar comentários.
No box de Penhora, você pode criar uma penhora. Para isso, primeiro é necessário realizar uma pesquisa do processo, que pode ser feita por cliente, ID do processo, justiça, número do processo, parte ou número da pasta. Após encontrar o processo, você poderá criar a penhora.
Painel Operacional
Abaixo, você encontra o Painel Operacional, que centraliza todas as tarefas do departamento jurídico, como briefing, obrigações de fazer, obrigações de pagar, custas, testemunhas e preposto para audiência, além de validação de peças ou documentos.
Exemplo: Sempre que o escritório solicitar um briefing, o prazo de entrega será exibido. Esse prazo é definido por vocês. Assim, assim que o escritório inserir a solicitação, o responsável já sabe o prazo para tomar as devidas providências.
Para acessar um item do painel, basta clicar no botão correspondente ao número desejado (por exemplo, "Briefing"). Isso abrirá uma janela com os detalhes dos briefings solicitados. Na tabela, você verá as seguintes informações:
ID do Processo
Número do Processo
Tipo: Mostra se é o briefing ou um Briefing Complemento (quando o briefing já foi feito, mas o escritório solicita informações adicionais).
Área Responsável: Aparece quando o escritório tem uma divisão interna no setor jurídico.
Status:
o Solicitado: Quando o escritório fez o pedido.
o Iniciado: Quando o departamento jurídico acusou o recebimento do pedido.
o Conclusão: Quando a tarefa foi finalizada.
o Impossibilitado: Quando algo impediu a conclusão.
Informações Adicionais de Subsídio: Inclui todos os dados solicitados pelo escritório, como autor, prazo, data de contestação, data de audiência, entre outros.
Ao clicar no cabeçalho de uma coluna e arrastar para cima, o sistema aplicará um filtro detalhado automaticamente. Você também pode baixar um briefing específico clicando no ícone de lápis ou, caso queira dar andamento, clicar no número de ID, o que abrirá uma nova janela com a ficha completa e o histórico, permitindo que você continue o processo.
Esse fluxo se aplica a todos os itens da lista, sendo que, o Fluxo de Briefing não possui status Impossibilitado.
Cadastro de Processos
Existem duas opções para cadastrar um processo: upload ou cadastro manual.
Como fazer o upload:
1. Clique em Upload de Pré-Cadastro.
2. Selecione o cliente.
3. Escolha o(s) documento(s) desejado(s) (é possível adicionar mais de um).
4. Identifique o tipo de processo.
5. Clique em Salvar.
Após salvar, o processo será listado no box de Pré-Cadastro.
Como cadastrar manualmente:
1. Selecione a justiça do processo e clique em Cadastro Manual.
2. Uma janela se abrirá com os campos necessários.
o Campos obrigatórios têm um asterisco vermelho, e você pode personalizá-los a qualquer momento, via chamado.
o Alguns campos podem ser automatizados, como a alocação de equipe. Por exemplo, se você selecionar algumas informações, o sistema pode automaticamente atribuir a equipe responsável, mas essa informação também pode ser inserida manualmente.
3. Em relação ao briefing, você pode optar por solicitar o briefing imediatamente ou não. Caso deseje solicitar, será possível preencher informações como a área responsável e a indicação das informações necessárias na aba Descrição. Cada Cliente pode ter somente uma área responsável ou diversas áreas responsáveis.
4. Após, você poderá registrar as partes do processo. O sistema automaticamente definirá a empresa como réu, mas você pode alterar para pessoa física, ou adicionar uma nova parte, com documentos como CNPJ, CPF ou OAB.
5. O sistema solicitará o upload de documentos obrigatórios, como petição inicial, intimação ou carta de citação.
6. Ao finalizar, clique em Efetivar Cadastro. O sistema gerará automaticamente o número de ID do processo e você poderá prosseguir com o andamento necessário.
Agradecemos pela sua atenção! Para mais dúvidas, acesse nossos outros vídeos.